SESSÕES de JÚRI de CERTIFICAçãO de ADULTOS

Publicado em


No dia 8 de novembro realizaram-se, na escola sede do AEPJS, mais duas sessões de júri de certificação de competências (nível básico e secundário) com os adultos que, através de um trabalho autobiográfico, evidenciaram as competências exigidas pelo referencial das respetivas áreas. Com a apresentação que fizeram nesta sessão de júri cumpriram a última etapa do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação Competências (RVCC), ficando certificados nos níveis a que se propuseram.
A primeira sessão, de nível básico, começou às nove horas, a segunda, de nível secundário, às onze e a ansiedade natural do momento não foi escondida, mas salutarmente amparada pela qualidade das apresentações. No intervalo entre as sessões, os adultos e a equipa do Centro Qualifica Poeta Joaquim Serra (CQ-PJS) foram convidados a assistir à inauguração da "Árvore da Partilha do Conhecimento”, projeto de partilha de livros, englobado num outro mais amplo "Palavras con(m) Vida”, coordenado pela Prof.ª de português da nossa escola, Paula Anjos. Este acontecimento teve a presença do escritor Francisco Moita Flores, dos Exmos. Presidentes da Câmara Municipal do Montijo e da Junta de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro, da Direção e ainda dos professores e dos alunos envolvidos.
As sessões de júri decorreram, mais uma vez, num ambiente bastante afável, com notas esplêndidas de criatividade e iniciativa por parte dos adultos, brindando os presentes com "Lições” sobre instrumentos de pesca, gastronomia brasileira e romena, procedimentos de segurança e vigilância, cosmética e tecnologias aplicadas à arquitetura de campos de golfe, fazendo jus ao paradigma de que a formação é um processo em contínuo desenvolvimento, incessante ao longo da vida e resistente aos obstáculos que naturalmente vão surgindo no caminho.
Desta feita, uma vez mais, este grupo de adultos veio evidenciar algo que todos sabemos, "Que o sonho comanda a vida…”
Pedra Filosofal,
poema de António Gedeão
Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer,
Como esta pedra cinzenta
Em que me sento e descanso,
Como este ribeiro manso
Em serenos sobressaltos,
Como estes pinheiros altos
Que em verde e oiro se agitam,
Como estas aves que gritam
Em bebedeiras de azul.
Eles não sabem que o sonho
É vinho, é espuma, é fermento,
Bichinho a lacre e sedento,
De focinho pontiagudo,
No perpétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho
É tela, é cor, é pincel,
Base, fuste ou capitel,
Arco em ogiva, vitral,
Pináculo de catedral,
Contraponto, sinfonia,
Máscara grega, magia,
Que é retorta de alquimista,
Mapa do mundo distante,
Rosa dos ventos, infante,
Caravela quinhentista
Que é cabo da boa esperança,
Ouro, canela, marfim,
Florete de espadachim
Bastidor, passo de dança,
Colombina e arlequim,
Passarola voadora,
Para-raios, locomotiva,
Barco de proa festiva,
Alto forno, geradora,
Cisão do átomo, radar,
Ultrassom, televisão,
Desembarque em foguetão
Na superfície lunar.
Eles não sabem nem sonham,
Que o sonho comanda a vida.
Que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança.
A Equipa Técnico Pedagógica do CQ-PJS dá os parabéns aos adultos que conseguiram a certificação, desejando as mais sinceras felicidades e sucesso na realização dos seus projetos.

Abrir Link

Quer terminar os seus estudos?

Pode fazer a inscrição online ou fazer a sua inscrição presencialmente nas nossas instalações. Estamos localizados na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra de Montijo, no Afonsoeiro - Montijo. O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª-feira, das 9h às 19h.

Para mais informações, contacte-nos:
212 326 671

Ao navegar no nosso site está a aceitar que usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Clique OK para aceitar.